23/10/2007

Távola Redonda no Intercâmbio em França

Entre os dias 24 de Agosto e 1 de Setembro, realizou-se em Vitrolles, França, o Encontro Internacional de Jovens “Terre Commune, Terre de Paix et D´Amitie, Terre du Futur”, onde estiveram presentes países como Líbano, Palestina, Portugal e o país anfitrião, França. Estavam ainda previstos a Argélia e o Senegal que, devido a dificuldades burocráticas, não puderam comparecer.

Portugal foi representado pela parceria informal entre a Associação Comunidade Verde e o Projecto Távola Redonda - Programa Escolhas.

Neste encontro analisaram-se e compararam-se temas relacionados com ambiente, economia, cultura e questões sociais, tendo em conta as realidades inerentes a cada país.

Em dias específicos, cada grupo apresentou as respectivas tradições através de jogos, gastronomia, danças, trajes, músicas, filmes entre outros.

Para Portugal, ficou reservado o segundo dia do encontro, o qual acabou por ser, literalmente, um dia de sonho para os representantes portugueses. Durante o dia, os jovens portugueses puderam ensinar aos outros jovens o jogo da malha e o jogo das sacas.

No final da tarde, começaram a preparar um jantar tipicamente português, onde não faltaram os queijos de Castelo Branco, o azeite português, a broa de milho e os enchidos.

Como prato principal, foi servido o Bacalhau à Braz, confeccionado afincadamente pelo grupo português e que foi uma das razões para que tivessem comparecido mais 28 pessoas do que as previstas (109 no total), convidadas pela organização do evento. A título de curiosidade, o bacalhau em França é considerado “trés chiq” pelo simples facto que este é comercializado a 50 ou 60 euros/kg. Para bebida, foi escolhido o sumo de Maracujá da Madeira e como sobremesa o pão-de-ló.

No final do jantar, ocorreu um dos momentos mais tocantes do encontro quando todos os países presentes aplaudiram de pé toda a comitiva portuguesa, entoando cânticos a Portugal, criando um momento único e inesquecível.

À noite, os jovens do Távola Redonda realizaram uma apresentação musical, começando com a actuação exemplar da Diana Matias e do seu acordeão de botões, com o qual tocou músicas tradicionais portuguesas que teve como resultado uma sala inteira a aplaudir e a gritar o nome da jovem. Seguidamente, foi a vez do Armando Tomás, do Emanuel Domingues e do Ivo Lopes incendiarem completamente a plateia ao som do Beat Box, com o apoio da Diana Matias que dançou Hip-Hop. Durante esta apresentação o palco foi invadido pelos jovens dos outros países que quiseram dançar ao som dos “beats” dos nossos jovens. A noite terminou com uma sessão fotográfica aos jovens portugueses.


No final, foi com enorme satisfação que todo o grupo português recebeu os parabéns de todos, tendo sido considerados um exemplo a seguir.
Os restantes dias foram ocupados pelas actividades organizadas pelos outros países, assim como foram também criados grupos de trabalho onde se abordaram os temas ligados ao ambiente, à economia, à cultura e às questões sociais, com o intuito de encontrar pontos comuns e diferenças, mas acima de tudo, soluções para os problemas dos dias de hoje, cada vez mais globais.


Um dos dias foi dedicado à elaboração de um documento, onde se objectiva a criação de uma “Mediateca do Mundo” em cada um dos países participantes, tendo sido já criada a primeira em Vitrolles e que já está em funcionamento.

Se o intuito era o de representar Portugal, então podemos agradecer ao Armando, à Diana, ao Daniel, ao Diogo, ao Emanuel, ao Ivo, ao Ricardo, à Sónia e ao Tiago, pela motivação e pelo excelente desempenho que tiveram, revelando a capacidade de superar quaisquer expectativas e, acima de tudo, superarem-se a si próprios.

Igualmente de parabéns, estão os elementos da Equipa Técnica do Projecto Távola Redonda e da Associação Comunidade Verde, bem como a Professora Ana Paula Ramos, que se entregaram sempre de alma e coração para que tudo corresse da melhor forma.

De salientar que esta ida a França não teria sido possível sem o apoio incondicional do Consórcio do Projecto Távola Redonda (Junta de Freguesia de Caneças, Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Caneças, Câmara Municipal de Odivelas, Escola B. 2.3 dos Castanheiros e Escola Secundária de Caneças).

Agradecemos ainda ao Dr. Joaquim Barata Lopes (Presidente da Ordem dos Notários), cujo cartório esteve sempre disponível para fazer os devidos reconhecimentos de assinaturas dos pais dos jovens participantes, muitas vezes fora do horário de expediente tendo, inclusivamente, assumido as despesas de quatro deles, à semelhança da Junta de Freguesia de Caneças. Apoios sem os quais os jovens nunca poderiam ter participado no intercâmbio.

Por agora, resta-nos preparar o encontro que se irá realizar no próximo ano e continuar o trabalho que está a ser desenvolvido.








Sem comentários:

Bem-vindos... / Bienvenus.../Welcome



... ao Espaço do Távola Redonda
...



..................................................................